Oferta de disciplina: Tópicos especiais em epistemologia – A epistemologia de Ernest Sosa

Professor: João Carlos Salles Pires da Silva
01 crédito
Local: FFCH, horário a combinar.

EMENTA:

A disciplina pretende apresentar o desenvolvimento interno das análises da noção de conhecimento propostas por Ernest Sosa ao longo de sua obra e exploradas recentemente em dois trabalhos do docente, a saber, A cláusula zero do conhecimento e Análise & Gramática. Nessa linha de trabalho, voltando-se à dimensão própria do corpus teórico da obra de Sosa, a disciplina terá em conta seus diálogos possíveis com a gramática filosófica wittgensteiniana, no que se refere, em especial, a modalidades epistêmicas. No correr da disciplina, serão apresentadas e debatidas as teses ora orientadas pelo docente, tendo em conta sua relação com questões de epistemologia e com a filosofia de Wittgenstein.

BIBLIOGRAFIA:

SALLES, J. C. A cláusula zero do conhecimento. Salvador: Quarteto, 2017.

_____. Análise & Gramática. Salvador: Quarteto, 2018.

SOSA, Ernest, Knowledge in Perspective, Cambridge University Press, 1991.

_____, A Virtue Epistemology: Apt Belief and Reflective Knowledge, Volume One (Oxford University Press), 2007.

_____, Knowing Full Well (Princeton University Press, 2011).

_____, Judgment and Agency (Oxford University Press, 2015)

_____, Epistemology, Princeton University Press, 2017

WITTGENSTEIN, L. On Certainty, Oxford: Blackwell, 1975.

_____. Whewell’s Court Lectures, Oxford: Wiley Blackwell, 2017.

Mais informes